sábado, 17 de novembro de 2007

Família. Familía?



O que é esta instituição chamada família?


Quando eu era adolescente, gostava de dizer que o casamento (e a família) estava falido. Mal sabia eu o quanto correria atrás dessa falência (rs).


Para muitos, família é somente um monte de gente problemática unida sob o mesmo sobrenome. Para outros, família é tudo, é a representação da própria vida. Existem tantos tipos de família... e já cantavam os Titãs "Família, ê, família, ah, Família"...


Independentemente dos tipos existentes, independente do quanto gostamos ou não, do modo como nos organizamos em cada uma delas, tudo se torna totalmente diferente quando passamos a constituir a nossa própria família. Por mais que eu sonhasse em ser mãe, eu nunca tinha me dado conta de que constituiria a minha própria. Bum!!! Agora que tenho um filhote e um marido, tenho a minha. E aí? Como será que vamos nos organizar? Que tipo de família seremos? Como será que este pequeno rebento olhará para nós - sua própria família?


Quando passamos a ter a nossa família, nos damos conta de quão importante é esta instituição!!! De como é difícil tornar tudo agradável e feliz para todos que a constituem. Além disso, tenho percebido que, por mais que em alguns lugares o homem ainda seja o "provedor" da casa, a maior parte das famílias é MATRIARCAL. Quem organiza, quem dá vida, quem torna os meios fins é a mãe, é a mulher. Parece estar no sangue feminino esta necessidade de organização das pessoas, das coisas, da comida, até mesmo do dinheiro (seja seu ou do marido). A família é uma instituição feminina e matriarcal. Conforme a mãe, conforme a família. Pensem nas diversas famílias que conhecem. Pensem na mãe mais velha. A família não parece refletir essa mãe?


Meu Deus, que coisa!!! Não queria ter percebido isso!!! Me sinto completamente responsável pelo fututo de meus familiares (marido e filhos)... oh, e agora? coitados...

3 comentários:

Anônimo disse...

OI Sofia, tudo bem???
Eu te "achei" no LV do Mothern...
Tudo bem???
Amei o que vc escreveu, mas ao contrário de vc, nunca pensei que a família um dia fosse falida, sempre acreditei que era tdb...
Bom, os seus textos são mto legais, se puder, passarei mais aqui, se der, passa no nosso cantinho tb...
Beijos!!!

Anônimo disse...

Sofia...
Estou te linkando, tá???
Adorei seu blog e quero passar sempre aqui, hehhehe...
Beijos!!!

Anônimo disse...

Eu não tenho filhos, mas tenho uma ótima família, principalmente se incluo a que peguei para mim, como a dona do blog e seu filhinho.
Abraço para vocês!